quarta-feira, 25 de julho de 2012

Novo modelo de educação permite ações entre municípios

Cornélio Procópio - A Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), a Comunidade Internacional de Cooperação na Educação (Instituto Mind Group) e a Comunidade Educativa Cedac, ambas com sede em São Paulo, instalaram recentemente, em Cornélio Procópio, uma parceria denominada Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Norte do Paraná (ADE). Trata-se de um modelo de trabalho em rede cuja metodologia aproxima municípios a executarem ações conjuntas para o desenvolvimento da educação.

Segundo o presidente da Amunop, Amin José Hannouche, prefeito de Cornélio Procópio, o ADE é uma iniciativa inédita no Paraná. ''Nossa microrregião é a primeira no Estado a desenvolver um trabalho neste sentido e tenho a absoluta certeza de que será um sucesso absoluto, como foram outros projetos que a Amunop encampou e tomou a iniciativa de fazer'', disse Hannouche.

Ele destacou que este será mais um trabalho integrado pautado principalmente pela troca de experiências entre os municípios que compõem a entidade. A cooperação é uma iniciativa do deputado Alex Canziani (PTB-PR), atual presidente da Frente Parlamentar da Educação. O deputado acredita que unindo os municípios em torno de uma causa maior, é possível viabilizar mais recursos para serem aplicados na educação pública, inclusive provenientes da iniciativa privada e de organizações não-governamentais.

Iniciativas do gênero já existem em cerca de 200 municípios brasileiros, que estão divididos em nove arranjos. O de Cornélio será o primeiro do Paraná. A primeira fase do Arranjo da Amunop, explica o parlamentar, será levantar os indicadores educacionais daquele território, identificar as ações prioritárias e desenhar o mapa estratégico, além de apoiar a elaboração de planos municipais e regionais de educação, que deverão integrar os planos estaduais e nacional, já para o biênio 2012/2013.

Este é um dos caminhos para que o país tenha um ensino de qualidade. ''Precisamos também de parcerias com a iniciativa privada para melhorarmos a nossa educação. Temos que unir toda a sociedade para trabalharmos em prol de uma educação de qualidade'', concluiu Canziani.

O vice-governador Flavio Arns, por sua vez, disse que o Governo do Paraná acatou a proposta e deverá estimular o programa para todas as regiões do Estado no sentido de fortalecer e unificar a educação. A apresentação do programa contou com a participação do professor pernambucano Mozart Neves Ramos, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Folha de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário