quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ponte arrastada por enchente é reconstruída em 35 dias

Recuperação da malha ferroviária no Norte Pioneiro, que é usada exclusivamente para o transporte de cargas, ocorreu antes do prazo previsto
Saulo Ohara
Nova ponte férrea sobre o Rio das Cinzas, já está em pleno funcionamento
Ricardo Chicarelli
Ponte havia sido levada pela correnteza no dia 21 de junho
A ponte férrea sobre o Rio das Cinzas, na divisa dos municípios de Andirá e Bandeirantes, foi reconstruída antes do prazo previsto e já está sendo utilizada pelos comboios da empresa América Latina Logística (ALL). A ponte centenária, com quase 200 metros de extensão, foi arrastada no dia 21 de junho pela correnteza causada pelo excesso de chuva no Norte Pioneiro. Naquela semana, a água do Rio das Cinzas subiu mais de 8 metros, provocando uma série de prejuízos, em especial ao município de Bandeirantes.

A reconstrução da ponte foi iniciada na mesma semana, assim que o volume de água baixou um pouco. A obra demorou 35 dias para ser liberada, uma semana antes do previsto inicialmente.

Apesar da ponte estar sendo utilizada, as obras no local não estão totalmente concluídas. A empresa está construindo um novo pilar de concreto para dar suporte à ponte porque um dos pilares sofreu uma inclinação de quase meio metro quando a parte de aço foi levada pela correnteza.

A malha ferroviária no Norte do Paraná é usada exclusivamente para o transporte de cargas, com destaque para os combustíveis e a produção agrícola.

De acordo com a ALL, a falta da ligação férrea no Rio das Cinzas não causou nenhum tipo de desabastecimento na região porque foram utilizadas outras alternativas para efetuar o transporte de cargas. A recuperação total da ponte vai custar R$ 2 milhões, segundo a assessoria de comunicação da ALL.
Eli Araujo
Reportagem local
 
Fonte Folheweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário