De acordo com a fisioterapeuta Carolina Constantino, dores em regiões do corpo como os ombros, cotovelos e até coluna são mais comuns do que se imagina em motoristas, sejam eles profissionais ou não. Em muitos casos o problema está no posicionamento da pessoa ao dirigir e na regulagem do banco. ''Já tive paciente que acabou trocando de carro por causa de uma dor na coluna'', destaca.
Ao se acomodar no veículo, ela explica que a profundidade do banco deve estar ajustada de maneira a deixar os joelhos um pouco dobrados. Quem tem o costume de dirigir com a perna totalmente esticada pode acabar sentindo dores no joelho e no caso de um acidente sofrer um ferimento muito pior. ''Os ligamentos do joelho ficam tencionados e se ocorrer uma colisão a fratura pode ser muito maior'', explica. Ainda sobre os joelhos, ela orienta que é necessário posicionar a parte detrás da perna a três dedos de distância do banco. Já os pés, segundo Carolina, precisam ter o calcanhar apoiado no chão, em relação a qualquer um dos pedais.
Ergonomia de alto padrão
Volantes elétricos, com ajuste de altura e profundidade, regulagem eletrônica de bancos, com direito a memorização de padrões para cada condutor que utiliza o veículo, são alguns dos recursos já presentes em muitos modelos.
Algumas marcas vão além e oferecem inovações ainda mais atrativas para quem tem um saldo com muitos dígitos.
Um bom exemplo é o sedã de luxo da BMW 750i. O espaço interno foi desenvolvido para quatro ocupantes ao invés de cinco e para todos eles há um nível alto de conforto. Cada banco está equipado com nove opções de regulagem eletrônica. Além das tradicionais, como altura e profundidade, é possível ajustar o melhor posicionamento da região atrás do joelho, o encaixe do corpo no banco e a posição do encosto de cabeça. Outro ajuste interessante é o da região lombar, não deixando nenhum espaço com relação ao banco.
''Seria muito bom se todo mundo tivesse um carro assim, pois todos nós temos uma curvatura nessa região, mas é diferente em cada um e aqui é possível ajustar de acordo com a pessoa'', avalia a fisioterapeuta Carolina Constantino.
Todas essas regulagens podem ser memorizadas e cada banco conta com duas opções de padrão para serem armazenados. ''Ao trocar de motorista basta acionar a opção desejada que toda a regulagem é feita automaticamente'', explica o executivo de vendas da Euroimport de Londrina, Luiz Noivo.
E que tal uma massagem enquanto dirige? O BMW 750 também algo próximo a isso para todos os ocupantes. Ao acionar a opção, uma leve vibração se inicia no assento e no encosto do banco. O objetivo, segundo Noivo, é estimular a circulação do sangue.
Um carro que oferece esses recursos, sem contar muitos outros, certamente não é para qualquer um. Neste caso específico tem um valor tabelado em R$ 544 mil. (J.F.)
Folhaweb
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