terça-feira, 6 de novembro de 2012

Paraná lança campanha para redução de consumo de sal

Notícias da SESA

05/11/2012

1Supermercados de todo o Paraná vão se mobilizar a partir desta segunda-feira (5) para conscientizar os consumidores sobre os malefícios do consumo excessivo de sal. Estima-se que, em média, o brasileiro consuma 12 gramas de sal por dia, índice duas vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (5g/dia).

“O maior problema do sal está no sódio, uma substância que faz o organismo reter mais líquidos, podendo aumentar a pressão sanguínea e causar problemas como hipertensão, acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares e renais”, explicou o médico cardiologista da Secretaria da Saúde, André Ribeiro Langowiski. O sódio representa cerca de 40% da composição total do sal.

A campanha estadual para redução de consumo de sal foi lançada nesta segunda-feira em Curitiba e contará com materiais educativos espalhados pelos supermercados, como panfletos, cartazes, banners e adesivos, além de spots para rádio (interna e externa). Já nesta semana, estabelecimentos dos municípios de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina já estão desenvolvendo ações.

O Paraná é o primeiro Estado a lançar a campanha de conscientização que deverá alcançar todo o Brasil. Antes, a mobilização foi realizada apenas em forma de teste no Distrito Federal e em Santa Catarina. Nos próximos dias, a campanha também será iniciada nos estados de Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pará.

“Esperamos atingir cerca de 10 milhões de pessoas que passam pelos supermercados paranaenses. O objetivo é informar o consumidor e promover hábitos saudáveis que melhoram a qualidade de vida da população”, afirmou César Moro Tozetto, presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), que promove a campanha em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a campanha é mais um passo para garantir alimentos seguros à população. “A proteção do consumidor é um dos papéis da vigilância sanitária. Neste caso, a informação é o maior aliado para que os alimentos não sejam prejudiciais à saúde das pessoas”, ressaltou. “Neste primeiro momento a campanha é direcionada aos supermercados, mas queremos no futuro ampliar para outros estabelecimentos que comercializam alimentos no Estado”, completou Paz.

Indústrias – Além dos supermercados, o setor industrial também está engajado na redução do consumo de sal no Brasil. Em 2011, o Ministério da Saúde e diversas entidades representativas do setor industrial alimentício firmaram acordo para estabelecer metas de redução do uso de sal nos produtos ofertados à população. A intenção é que oito milhões de toneladas de sódio deixem de ser incorporadas aos alimentos.

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