Aperto nas vistorias pretende coibir irregularidades em ônibus e empresas clandestinas
Fiscais
do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) apertam o cerco e aumentam
a fiscalização dos ônibus de transporte de passageiros entre municípios
paranaenses a partir deste sábado (15). A intenção do órgão é reprimir
os coletivos irregulares, sem registro ou licença, que trafegam pelas
rodovias paranaenses. O principal foco está nos acessos ao Litoral, que
tem um aumento considerável de movimento nesta época do ano.A ação faz parte da Operação Verão - que será iniciada nesta sexta-feira (14) - conta com o apoio de agentes da polícia rodoviária federal e estadual. Estão entre os pontos onde haverá fiscalização a PR-412, em Guaratuba, a PR-508, em Matinhos e a PR-407, em Pontal do Paraná e no trecho da Graciosa. Outras estradas do interior também devem ter pontos de vistoria, segundo informações divulgadas pelo órgão.
As empresas que forem flagradas com irregularidades terão multas aplicadas. Os valores vão de R$ 320 a R$ 3.203 e pode haver até a apreensão dos veículos.
Cuidados ao escolher o ônibus
Além da fiscalização por parte do DER, os passageiros também precisam tomar alguns cuidados na hora de escolher a poltrona na qual vai viajar. As empresas clandestinas não são fiscalizadas e colocam em risco a segurança dos passageiros.
Os ônibus legalizados passam por vistorias periódicas. Tempo de uso dos veículos, equipamentos de segurança e outros itens básicos são verificados. Até mesmo o cumprimento de horários é uma preocupação do DER e pode beneficiar os usuários dos ônibus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário