terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Norte Pioneiro é um dos principais destinos turísticos neste verão


Região oferece opção de lazer

Clique para AmpliarO número de turistas que visitaram o Paraná no ano passado foi praticamente o dobro do registrado há dez anos. Cerca de 13 milhões de pessoas escolheram o Estado como destino turístico em 2011. Na década, a receita gerada pelo setor também cresceu, com alta de mais de 400%. Os dados são de pesquisa feita pela Secretaria de Estado do Turismo.

Há dez anos, aproximadamente 5,6 milhões de turistas visitaram o Paraná. De acordo com o governador Beto Richa, o crescimento está relacionado aos investimentos e políticas voltadas para a área e a imagem positiva que o Estado vem ganhando no setor.

O Norte Pioneiro vem, nos últimos anos, aumentando o número de turistas brasileiros que procuram paz e tranquilidade como destino turístico de suas férias de verão, mas sem perder as maravilhas que a natureza possa oferecer. E isso a região está bem servida.

Carlópolis

Localizada às margens da represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, que tem uma área inundada de aproximadamente 116 km², fazendo limite com o estado de São Paulo. Além de sua localização geográfica, tem a seu favor alguns fatores fundamentais para garantir um desenvolvimento diferenciado em relação às demais cidades da região. Dentre eles se destaca a beleza da paisagem, proporcionada pela represa, que aliada ao clima, extremamente favorável à atividade turística e outras a ela relacionada como a pesca, já exercem forte atração na região.

Ribeirão Claro

Faz fronteira com Chavantes, no Estado de São Paulo, cuja divisória natural é o Rio Paranapanema, situado em região panorâmica com montanhas e colinas cobertas de verdejante vegetação remanescente da Mata Atlântica. Tem um dos cenários mais lindos da região. A Ponte Pênsil, a 13 quilômetros do centro da cidade, tombada pelo patrimônio histórico do Paraná têm uma extensão de 164 metros sobre o Rio Paranapanema. A ponte foi construída em 1917 para facilitar o transporte de café produzido em Ribeirão Claro até a cidade de Chavantes (SP). No Brasil existem apenas quatro pontes com as mesmas características. O Balneário Cachoeira, a praia pública de Ribeirão Claro, é indicado para quem quer passar um dia ou final de semana. Para visitar o local, o turista paga apenas R$ 1 e aproveita o dia à beira das águas cristalinas da represa. A prainha é mantida por uma associação de moradores que cuida da limpeza e organização do local. Há área de camping, churrasqueiras, banheiros, lanchonete e restaurante.

Tomazina

Tomazina organiza anualmente um famoso Festival de Canoagem, congregando pessoas de todo o país. O Rio Cinzas corta a cidade, em belo acidente geográfico, localizando-se bem próximo do centro com belas cachoeiras e corredeiras, além do Salto Cavalcanti, com 15 metros de altura e cerca de 150 metros de largura é um dos mais belos do país. A cidade ainda tem vocação para o turismo rural, com ótimos hotéis fazenda, com passeios a cavalo, charretes pelas ruas da cidade, além do ar puro e natureza exuberante.

Siqueira Campos

Está localizada as margens da PR-092 que liga o Norte Pioneiro à Capital do Estado. O município também é banhado pela represa de Xavantes. Nesta época do ano o Distrito de Alemoa é o local mais visitado por turistas de fora. O local é muito útil para fazer churrasco banhar-se na prainha e pescar.

Ibaiti

Ibaiti tem vários pontos turísticos, dentre eles se destacam Euzébio de Oliveira com a sua linda gruta da Safuroza, onde a água é totalmente cristalina e com propriedades curativas, o Parque Estadual da Mina Velha, que possui uma queda d'água de 50 m, Cachoeira do Aristeu, que possui uma queda d'água de aproximadamente 70 m, Cachoeira do Dodô, que possui uma queda d'água de aproximadamente 40 m, Arco da Gruta, que era povoado por tribos indígenas. Destaca-se também o Pico Agudo, na divisa com o município de Japira, elevação de 1000m ao nível do mar. De fácil acesso, já foi utilizado para prática e campeonatos de paraglider. Ibaiti ainda é servida de diversas grutas de calcário e arenito, totalizando 7 cadastradas no IBAMA/SBE, todas as explorações espeleológicas desenvolvidas, ocorreram entre 1993 a 1997, sendo estas cavidades naturais cadastradas.
Dentre estas cavidades subterrâneas naturais, a Gruta do Arco é formada no Arenito Itararé, e tem restos paleontológicos do Período Pleistoceno. Além dos pontos turísticos, Ibaiti ainda conta com o marco do Seicho-No-Ie no Brasil, o primeiro da América Latina, localizado no bairro Rural da Amora Preta, próximo ao município de Figueira.

Sapopema

Sapopema também é um município turístico, com desenvolvimento no turismo rural, apresentando lindas cachoeiras e montanhas. O Salto das Orquídeas proporciona um contato direto com a natureza, muito verde e lindas quedas d'água. De fácil acesso, devido ao calçamento de pedras irregulares até o local e muito frequentado no verão.   O Salto das Orquídeas proporciona um contato direto com a natureza. É o local ideal para quem procura fugir do estresse das grandes cidades. Localização:  4 km da sede do Município.

foto Capa: Salto Cavalcanti (Tomazina), foto 01: Baneário da Cachoeira (Ribeirão Claro), foto: 02: Salto das Orquídeas (Sapopema), foto 03: Parque Estadual da Mina Velha (Ibaiti), foto 04: Praia da Alemoa (Siqueira Campos) e foto 05: Ilha Bela (Carlópolis)






Gilson Santos/InformePolicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário