operação investiga desvio de recursos públicos
- Pauline Almeida
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) iniciou na madrugada desta quarta-feira (6) uma operação para o cumprimento 18 mandados de prisão e mais de 48 de busca e apreensão em São Jerônimo da Serra (78 km de Londrina). Entre as pessoas detidas estão os filhos do prefeito Adir dos Santos Leite (PSDB) e os vereadores José Jacir Sampaio, Isaque Pereira Martins e Amarildo Bueno.
De acordo com dados da rádio Paiquerê AM, a investigação estaria focada no desvio de dinheiro público. O Ministério Público chegou a pedir a prisão do prefeito - que seria a "cabeça" da quadrilha - e de sua esposa, mas o Tribunal de Justiça negou os mandados. Porém, Santos Leite foi levado pelos policiais, pois em sua casa foram encontrados três revólveres calibre 38. Como ele não tinha a documentação das armas, pode ser indiciado por porte ilegal.
Armas também foram apreendidas nas casas dos vereadores Sampaio e Martins, como um revólver calibre 32. Cerca de 80 policiais participam da operação, que teve início às 4h30, com uma concentração em Assaí (43 km de Londrina), de onde o grupo partiu para São Jerônimo da Serra.
São Jerônimo da Serra tem apenas cerca de 11 mil habitantes, vive basicamente da agriculturta e pecuária e é conhecido por suas duas reservas indígenas. O Ministério Público investiga o pagamento irregular de empresas, com o desvio de parte do dinheiro dos contratos. Em um posto de combustível, por exemplo, o abastecimento era liberado a amigos e parentes do prefeito, com a conta destinada aos cofres públicos.
Com as buscas realizadas nesta quarta-feira, o Gaeco espera obter provas suficientes para pedir novamente um mandado de prisão contra o prefeito Adir dos Santos Leite.
O Diario
Nenhum comentário:
Postar um comentário