sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Atletismo de N.S.B recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Atletismo de N.S.B recebe homenagem na Câmara de Vereadores

by Nayara Neves
atletismo
Depois de competirem em Foz do Iguaçu e trazerem medalhas, alunos atletas receberam Moção de Aplauso dos vereadores; Além da homenagem, o tema central do evento foi a falta de investimentos por parte do município no atletismo
Nova Santa Bárbara foi um dos destaques nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), com cinco medalhas. Na manhã desta quinta-feira (7), os vereadores parabenizaram os atletas, os homenageando com uma Moção de Aplauso. Os alunos, representados pela professora Helena Garcia Marconi, aproveitaram a ocasião para pedir apoio para o atletismo.
A final dos JEPs 2014 aconteceu em Foz do Iguaçu, de 25 a 30 de julho. A aluna Michelly Neves conquistou o terceiro lugar na prova de 400 metros rasos. A professora Helena destacou que por pouquíssimo Michelly não vai competir no Campeonato Brasileiro. "A Michelly ganhou medalha de terceiro lugar nos 400 metros e não ficou em segundo, por 15 décimos de milésimos de segundos. Se ela fica em segundo, ela ia para o Brasileiro. No ano que vem a gente tem certeza que ela deve pegar", disse.
No revezamento medley, Emily Valins, Mariana Fujikawa, Michelly Neves e Monyqui Neves ocuparam a terceira posição no pódio dos Jogos. A docente declarou que o terceiro lugar foi uma grande conquista. "Nós competimos com 24 cidades e ficamos em terceiro lugar, perdemos para Cascavel e para Maringá, que são cidades muito maiores perto da nossa, com muito mais incentivo", apontou.
Helena contou que os alunos enfrentaram vários atletas antes de chegar à final. “Nós nos classificamos para ir para Santo Antônio da Platina. Porque tinha que ganhar em Assaí para ir para Santo Antonio da Platina, onde nós competimos com quatro núcleos, então mais ou menos 100 cidades estavam ali”, ilustrou a professora.
O tema central da conversa entre a professora e os vereadores foi a falta de investimentos por parte do Município no atletismo. O vereador Carlos Delmonico (PDT) apontou que em outras gestões o incentivo ao esporte era maior. “No tempo do Júlio [Bittencourt] tinha mais investimento. Hoje não tem mais”, avaliou Delmonico. O vereador Marcos Gonçalves, conta que quando aluno, participou do projeto Esporte e Educação e relembrou projetos também de cultura da administração anterior. “Eu, quando criança, participei do Esporte e Educação, que tinha campo, que tinha natação. Presenciei muitas vezes a banda Fanfarra. E hoje nosso município infelizmente não dá subsidio nenhum ou mínimo para esses atletas”, disse o vereador.
Helena Marconi relatou que resolveu se unir aos pais dos alunos para comprar uniformes para eles frequentarem as competições. “A gente viu que não tinha uniforme. Aí eu olhei para os alunos, eu comprei o tecido. Parcelei lá. A gente fez. Os pais estão me ajudando a pagar. A escola não tem uniforme. Eu acho uma falha isso. O município também não tem. Fomos atrás e não tinha. Então a gente fez. Colocamos o nome da escola e da cidade e estamos levando e mostrando o nome [do município]”, afirmou.
Outro exemplo citado pela professora de falta de apoio financeiro foi de que os adolescentes venderam rifas para custear um passeio nas cataratas de Foz do Iguaçu.  “A gente fez uma rifa para entrar no parque. Pagava para entrar. A gente foi em Foz e tinha que conhecer as cataratas. E é uma coisa que a gente poderia ter ganhado da prefeitura ou da escola, eu não sei. A escola, você sabe que não tem realmente dinheiro. Então são coisas assim que eu acho que não precisaria fazer. A gente fez porque não tinha outro jeito”, exclamou Helena.
Outro apontamento feito pela docente é a falta de espaço para treinar os alunos. Segundo ela, a construção de uma pista para o treinamento seria o ideal. Conforme a professora o investimento não seria grande. Atualmente os alunos treinam no campo de futebol, que não é adequado.
Ao final da reunião, Helena sugeriu de que forma o Poder Público pode ajudar o atletismo de Nova Santa Bárbara. “Então a gente veio aqui pedir que a prefeitura crie alguma coisa para incentivar os atletas. Porque são alunos que logo vão ter que parar de treinar para trabalhar, porque são famílias que precisam. Não é todo mundo que pode ficar o dia todo disponível para treinar. Então a gente queria pedir um apoio. Grandes cidades têm um projeto de “Bolsa Atleta”, baseado nos resultados”, apontou. Ela ainda comentou sobre a importância do esporte na vida dos alunos. “Porque essas crianças são 30 alunos que não estão se drogando, não estão bebendo ou fazendo bagunça. Eu acho que poderia ter muito mais [ajuda]”, finalizou.

News Santa Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário